Laboratório de Empreendimentos Inovadores

Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão

 

Planejamento Estratégico da ANTT

Este projeto de pesquisa e desenvolvimento está sendo desenvolvido pelo Laboratório na ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a autarquia federal brasileira responsável pela regulação das atividades de exploração da infraestrutura ferroviária e rodoviária federal e de prestação de serviços de transporte terrestre.

Nossa equipe participa do realinhamento do Planejamento Estratégico da ANTT 2020 – 2030, formulando em termos de diretrizes estratégicas, objetivos e perspectivas conforme preconizado pela metodologia Balanced Scorecard.


 

Desenvolvimento de Metodologia para Manutenção Baseada em Condição para BOP

Este projeto de pesquisa e desenvolvimento está sendo realizado pela nossa equipe juntamente com o laboratório LEADeR em parceria com a Petrobras.

Seu objetivo é estabelecer ferramentas, regras de interpretação e abordagens de apoio à gestão de mantenabilidade (“mantenability”) para os principais sequências de falhas de um Sistema “Blowout Preventer” (BOP) Piloto, por meio do monitoramento de variáveis de condições de operação e ambiente circundante, tendo como fundamento a integração dos conceitos de “Reliability-Centered Maintenance” (RCM), “Condition-Based Maintenance” (CMB) e “Prognostic Health Management” (PHM).


 

Prêmio Nacional de Inovação – Edição 2018/2019

Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Nossa equipe está gerenciando o Prêmio Nacional de Inovação Edição 2018/2019. O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer os esforços bem sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil.


 

Desdobramento e Operacionalização de Estratégias para Finep – 2017/2018

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro.

Nossa equipe realizou o apoio técnico à FINEP para o desdobramento e a operacionalização de seu Mapa Estratégico (2017-2022), formulado em termos de Diretrizes Estratégicas, Objetivos e Perspectivas conforme preconizado pela metodologia Balanced Scorecard.


   

Prêmio Nacional de Inovação – Edição 2016/2017

Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Nossa equipe desenvolveu e geriu a nova metologia de avaliação do PNI 2016/2017. O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer os esforços bem sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil.


 

Mobilização Empresarial pela Inovação

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) lançou, em 2016, a Nova Agenda da MEI para Ampliar a Inovação Empresarial, apresentando os temas que a MEI considera imprescindível para o crescimento e a ampliação da competitividade brasileira.

A partir de outubro de 2017, foi realizada uma análise das ações planejadas pela Agenda MEI 2016 e dos resultados alcançados, bem como uma revisão do plano frente ao cenário atual, levando em consideração tanto as novas perspectivas da MEI, quanto o novo cenário econômico e político do Brasil. A partir desta revisão, buscou-se estabelecer as diretrizes necessárias para uma nova versão da Agenda em 2018, que considere os desafios futuros para o triênio de 2018 a 2020.


 

Planejamento Estratégico do Instituto Euvaldo Lodi

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) busca desenvolver uma política regional de fortalecimento da interação da indústria com as instituições de ensino.

Nossa equipe elaborou o planejamento estratégico (2018-2020) do Instituto Euvaldo Lodi, realizando o desdobramento e a operacionalização de seu Mapa Estratégico, formulado em termos de Diretrizes Estratégicas, Objetivos e Perspectivas conforme preconizado pela metodologia Balanced Scorecard.


Assessoramento em Desenvolvimento de um Projeto para Implementação de uma Metodologia para Análise de Falhas (Programa BOP ) – 2016/2017

Este projeto contemplou análises de falha obtidas a partir da análise de dados da área da manutenção da empresa Queiroz Galvão, expressando assim condições reais de operação.

Diante da importância dos estudos de confiabilidade e análises de falhas das operações de sondas na QGOG, foi realizado o assessoramento a QGOG no desenvolvimento de um processo sistemático de análise de falhas.


Desenvolvimento de Unidade de Aproveitamento Energético de Resíduos (Furnas) – 2013/2014

O projeto tem por objetivo desenvolver uma aplicação experimental (desenvolvimento experimental) capaz de solucionar a irregular situação da disposição final de resíduos sólidos urbanos, dentro de um desenvolvimento socioambiental adequado e proporcionando benefícios em termos de produção de energia elétrica sustentável.


D.A.S Quinto comunicação visual ME – Edital FAPERJ 2013

Projeto desenvolvido pelo pesquisador do LEI , Dan Abdul Soares Quinto, intitulado “Banho de mar para deficientes físicos – um banho de dignidade”, um dos 11 projetos contemplados no Edital FAPERJ Edital Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas – 2013.


Metodologia para Avaliação de Demandas por Assessorias e Consultorias Técnicas sobre Planejamento e Controle da Produção em MPE’s – 2012

O projeto foi realizado também para o Sebrae/RJ e foi segregado em três etapas:

1) Instrumento de avaliação: Instrumento de diagnóstico na forma de questionário;
2) Método de avaliação dos resultados; e
3) Capacitação e treinamento dos agentes SEBRAE para aplicação da ferramenta desenvolvida.


Projeto Modelo de Gestão da Informação e do Conhecimento em Transportes Terrestres da ANTT – 2011/2013

O projeto coordenado pelo GTECCOM, da Escola de Engenharia da UFF, conta com a participação de pesquisadores do LEI na construção do Metamodelo de Gestão da Informação da ANTT.


Projeto de Modelagem do Sistema de Gestão Natura – 2011

O projeto envolveu a integração dos diferentes Modelos de Referência da Natura (tendo com base principal o MEG FNQ), compatibilizando com a cultura organização e com os processos finalísticos e de apoio. Construção de Metamodelo de Gestão e do Modelo de Gestão do SGN. Modelagem dos processos organizacionais e do fluxo de tomada de decisão por meio de metodologia BPM.


Planejamento Estratégico da ANVISA – 2010/2011

O projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa SIGPro, também do Departamento de Engenharia de Rio das Ostras, contou com parceria e atuação do LEI nas atividades de Direcionamento Estratégico, Ajuste Organizacional, Modelagem de Processos e Desdobramento Estratégico.


Planejamento Estratégico da Rede Petro-BC – 2010

A Rede Petro-BC é um importante vetor regional no que tange à promoção, articulação e fomento na geração de negócios entre os atores da cadeia produtiva de petróleo, gás e energia da Bacia de Campos e atua com foco no fortalecimento do arranjo produtivo local (APL).

Adicionalmente, cabe salientar que conta com importante players como: ONIP, Petrobras, Sebrae e grandes empresas âncoras do setor de petróleo e gás. O LEI atuou de forma presente na Rede Petro-BC possuindo assento no comitê gestor e participando das decisões estratégicas no tocante ao fortalecimento do APL e definição de estratégias para o fortalecimento das empresas locais.


Projeto Micro Contêiner Reefer Offshore (MICROS) – 2010

Proposta submetida à Chamada Pública MCT/FINEP/AT – PRÉ-SAL 03/2010, contemplada para o desenvolvimento de soluções de transporte de alimentos refrigerados para as plataformas do Pré-Sal.


Programa Apoio a Incubadoras de Empresas de
Base Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro – 2010

Estudo de viabilidade da instalação de um Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (CRIOS) em Macaé, como uma continuidade das diversas atividades voltadas ao atendimento das demandas tecnológicas do setor de petróleo e gás da Bacia de Campos.

O projeto CRIOS evoluiu naturalmente, passando de um centro de pesquisa associado a uma incubadora, para uma infraestrutura mais complexa, contemplando diversos eixos e estágios do desenvolvimento tecnológico na indústria de petróleo.


 CEDEP – Centro de Desenvolvimento e Protótipos em parceria com a Incubadora da UFF – 2009

O Projeto CEDEP – “Centro de Desenvolvimento e Protótipos”, em parceria com a rede de incubadoras da UFF, possibilitou a criação do Laboratório de Empreendimentos Inovadores em 2009. Neste contexto, o LEI realizou além do apoio aos testes de protótipos, uma série de ações voltadas ao estímulo à inovação e empreendedorismo na região da Bacia de Campos. Entre eles cabem destaques: palestras e seminários na região, cursos de pequena duração e uma capacitação em inovação 112h para empreendedores locais.


Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados