Laboratório de Empreendimentos Inovadores

Casa de Educação pela Sustentabilidade – Uma iniciativa ESF

A Casa de Educação para a Sustentabilidade é um projeto inovador desenvolvido pela ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Rio das Ostras em parceria com a Universidade Federal Fluminense, voltado principalmente para jovens, crianças e educadores da rede pública de ensino de Rio das Ostras e região, mas também para a comunidade como um todo. O local funcionará como um centro de disseminação cultural de sustentabilidade, contando com palestras, treinamentos e workshops abertos à população. Além de fomentar a educação em prol da sustentabilidade, o local também funcionará em um contexto totalmente sustentável, embarcando sistemas de reaproveitamento de água de chuva, reaproveitamento de resíduos plásticos, biodigestores, horta robotizada, telhado verde e outras.

Para saber mais sobre o projeto, clique na imagem abaixo:

O instituto MRV abriu uma chamada pública no início do ano para projetos relacionados ao tema ” Educar para transformar” oferecendo aporte financeiro para que inciativas como a “Casa da Educação pela Sustentabilidade” se tornassem realidade . Dentre as inscrições realizadas em todo o Brasil, somente 13 projetos foram selecionados para etapa de votação pública e o projeto da ONG Engenheiros Sem Fronteiras  foi um desses selecionados, sendo o único representante do Estado do Rio de Janeiro. A Casa de Educação pela Sustentabilidade foi um dos quatro projetos mais votados dentro os 13 selecionados e agora poderá se tornar uma realidade para a comunidade Riostrense e região. Esse sem dúvida é uma grande conquista para a educação, para o município de Rio das Ostras e para o mundo, que precisa de iniciativas transformadoras como essa para garantir que nossos jovens tenham um futuro mais limpo e sustentável.