Laboratório de Empreendimentos Inovadores

Curso Seminário BOP

Nos dias 14 a 16 de agosto ocorreu no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense, no polo de Rio das Ostras/RJ, o curso Seminário de BOP ministrado pelo Sr. Marcio Motta, gerente de well control e BOP de uma grande Multinacional da América Latina. Foi apresentado informações sobre o BOP (BlowoutPreventer) que é um equipamento crítico para a segurança em operações de perfuração de óleo e gás. Além disso, contou com o compartilhamento de experiências do trabalho offshore, ressaltando a importância da confiabilidade e a implementação de um processo de manutenção mais eficiente para esse equipamento.

A importância desse tema ocorre devido à dinâmica do mercado de petróleo, onde equipamentos estão localizados em ambientes cada vez mais remotos e paralisações não planejadas incorrem em um custo de milhões de dólares. A implantação de um programa de manutenção efetivo, mostra-se como uma alternativa para a falta de suporte à tomada de decisão e a incerteza das informações existentes hoje na indústria de perfuração offshore, e como um componente essencial e importante nas operações que pode proporcionar muitos benefícios, tais como: a melhoria da confiabilidade e da mantenabilidade, com consequente elevação da disponibilidade e da utilização do equipamento, além do aumento da vida útil do mesmo.

Agradecemos a disponibilidade e o interesse do Sr. Marcio Motta em promover este seminário e contribuir com seu conhecimento, adquirido ao longo da sua trajetória profissional, para a academia, os seus alunos e os professores da instituição.