Laboratório de Empreendimentos Inovadores

8º Congresso Nacional de Inovação – cerimônia de Premiação do Prêmio Nacional de Inovação

8º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria. Entrega do Prêmio Nacional de Inovação. São Paulo (SP) 10.06.2019 – Foto: José Paulo Lacerda

Nos dias 10 e 11 de Junho desse ano aconteceu o 8º Congresso Nacional de Inovação no São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que faz parte da agenda da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). O evento reuniu, ao longo de dois dias, diversos líderes e autoridades das principais empresas do país, além de representantes do governo, acadêmicos, e especialistas internacionais e brasileiros que discutiram os cenários que enfrenta o país em relação a revolução digital e tecnológica pelo mundo e quais estratégias as empresas tem adotado para se manterem competitivas.

O Congresso contou com painéis de debates com temas relacionados às tendências da inovação no Brasil e em outros países que envolvem inteligência artificial, blockchain, o futuro do trabalho, dos alimentos e da energia, dentre outros. Segundo o Portal da Indústria brasileira, a inovação tem ganhado espaço sem precedentes na agenda de desenvolvimento de países ricos e emergentes, mas o Brasil ainda caminha a passos lentos. Apesar de ser a 9ª economia do mundo, o País investe menos de 10% do que os Estados Unidos dedicam à inovação, que, em 2017, chegou a US$ 483 bilhões.

Em conjunto a realização do evento, ocorreu a cerimônia de premiação do Prêmio Nacional de Inovação – Edição 2018/2019. Com o intuito de reconhecer os incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil. O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil.

O Prêmio Nacional de Inovação apresenta três modalidades de premiação, que estão relacionadas ao porte da empresa concorrente, podendo ser Micro e Pequena Empresa (MPE), Média Empresa e Grande Empresa. Cada modalidade conta com as categorias Gestão da Inovação e Inovação, sendo a última dividida em 4 subcategorias: Inovação de Produto, Processo, Organizacional e Marketing. Nesta edição, também foram reconhecidas empresas que promoveram práticas inovadoras em saúde e segurança do trabalho (SST).

A iniciativa premia desde 2011 empresas inovadoras pelo país e nesta sexta edição, o Prêmio contou com cerca de 1746 empresas de todas as regiões do país. Dentre essas, 15 empresas de sete estados tiveram seus esforços em inovação reconhecidos e ao todo, 26 empresas foram consideradas finalistas em alguma das 5 categorias da premiação.

O Laboratório de Empreendimentos Inovadores entra, em mais um ciclo, como responsável por gerir e aplicar a avaliação do Prêmio. Para o ciclo 2016/2017, nossa equipe também foi responsável por desenvolver a nova metodologia de avaliação e gerir execução da premiação. A metodologia está fundamentada no estabelecimento de um Modelo de Referência para o suporte teórico e prático à premiação, garantindo robustez e universalidade ao processo de avaliação por meio do reconhecimento dos resultados e práticas de inovação. A avaliação usa como base diversos modelos de avaliação e premiação reconhecidos nacional e internacionalmente. Confira abaixo o grupo de avaliadores do laboratório participantes do ciclo 2018/2019 da premiação.

Clique aqui e acompanhe na íntegra tudo que rolou na cerimônia de abertura do Prêmio Nacional de Inovação!

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados